TEXTO 1 – O MUNDO DO TRABALHO – BORGES E YAMAMOTO
O trabalho deve ser necessariamente associado ao sofrimento?
A frase conhecida como o primeiro o trabalho depois o prazer, evidencia a
importância do trabalho, assim como destaca que o trabalho é o oposto do
prazer.
Trabalho formal e informal; Esforço braçal e intelectual;
Renumerado e Voluntário;
Exercer o trabalho eliminando a intencionalidade humana
significa descaracterizar o próprio trabalho em uma condição humana central.
A dimensão econômica é fator que faz parte do trabalho, que
por sua vez, abriga campo de atuação do psicólogo.
O trabalho deriva das necessidades naturais, assim como
estabelece a relação entre o homem/sociedade e a natureza.
Dimensão concreta: tecnologia para realizar o trabalho,
condições materiais e ambientais
Dimensão gerencial: funções de planejar, organizar, dirigir
e controlar o mesmo.
Dimensão socioeconômica: articulação entre o modo de
realizar o trabalho e as estruturas socais, econômicas e políticas na
sociedade.
Dimensão ideológica: discurso elaborado e articulado, no
nível coletivo e societal.
Discussão do tema:
1-
Compreensão da construção histórica do conceito
de trabalho
2-
Identificação das principais mudanças,
tendências e desafios no mundo do trabalho
A filosofia clássica caracterizava o trabalho como degradante,
inferior e desgastante (trabalho escravo). Era realizado sob um poder baseado
na força e na coerção. Reduzia o trabalho as atividades braçais e manuais. No
Império Romano a ideia de trabalho não sofreu significativas modificações. Com o surgimento do capitalismo que muda a
reflexão sobre o trabalho. Para Marx, em virtude da ocupação pelo mesmo capital
individual, e pela eliminação das diferenças individuais. Vale ressaltar que neste sistema, seja a
divisão do trabalho, ou a inserção da máquina, ambos demarcam o início do
capitalismo. Com a reforma protestante o trabalho começou a ser visto, como
fator que glorificava a Deus.
Em síntese: Marx destaca que o trabalho deveria ser
humanizador, mas no capitalismo torna-se o contrário, pois na forma de mercadoria
é:1- Alienante (o trabalhador desconhece o próprio processo produtivo e o valor
que agrega ao produto); 2- explorador; 3- humilhante (afeta negativamente a
auto-estima); 4- monótono; 5- discriminantes; 6- embrutecedor; 7- submisso.
Taylor, com seus prncipios da administração cientifica,
define como objetivo assegurar o máximo de prosperidade ao patrão, como do
empregado. Para ele a justificação do
seu estudo é pela “vadiagem” no trabalho, que atrapalha a produção. Em síntese,
a administração científica tem visão integrativa, atribuindo um elevado valor
ao trabalho árduo, como símbolo de prosperidade.
Formalista (da empresa): consiste em perceber a empresa como
conjunto de cargos hierarquizados; Mecanicista (do operário): defesa de uma
acomodação das personalidades ás necessidades organizacionais; Naturalista (da
organização do trabalho): defende o parcelamento das tarefas, como tendência
natural; Hedonista (da motivação): tente prever o comportamento, vinculado com
a renumeração.
TEXTO 2 – AS MUTAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO NA ERA DA
MUNDIALIZAÇÃO DO CAPITAL – ANTUNES; ALVES
Tese central é que a classe trabalhadora não é idêntica do
século passado. A classe trabalhadora compreende a totalidade dos assalariados,
que vendem sua força de trabalho
1-
Binômio taylorismo/fordismo - redução do proletariado industrial.
Introdução das máquinas
2-
Aumento do novo proletariado – terceirizados,
subcontratados
3-
Aumento do trabalho feminino – renumeração
inferior aos homens
4-
Expansão dos assalariados médios – setor de serviços
5-
Crescente exclusão dos jovens com idade de
ingresso no mercado de trabalho
6-
Exclusão dos idosos (próximo dos 40 anos)
7-
Expansão do 3º Setor – empresas comunitárias
8-
Expansão do trabalho em domicilio
Classe trabalhadora (proletariado
industrial do século passado) hoje e a classe que vive-do-trabalho, ou seja,
vende sua força de trabalho.
A dimensão ontológica,
direcionado por Marx, nos leva a subsunção, em que trata da relação em que o
trabalho é transformado em capital.
Fordismo e Taylorismo visava
subsunção da subjetividade operaria a lógica do capital, em que a
racionalização total, era meramente formal. Já o Toyotismo não possui essa
pretensão de sociedade “racionalizada”, mas apenas uma “fábrica racionalizada”.
Alienação-Estranhamento
TEXTO 4- PERSPECTIVA DA JUVENTUDE
NA SOCIEDADE DE MERCADO – JUARANDIR FREIRE COSTA
-
Sociedade de mercado:1- seduz com a propaganda de mercadorias (mundo dos
objetos) ;2- identidade pessoal flexível (história pessoal); Convertido a moral
das sensações (satisfação a curto prazo) à
nosso corpo.
Para que o mercado funcione é
necessário o consumismo (necessidades biológicas/não necessariamente). O
mecanismo de compra já define os papeis, como compradores e produtores. Convencer que somos consumidores, a fim de
que que sigamos o ritmo de produção. Ou seja, compra por necessidade, e consome
por moda (propaganda). O individuo é “forçado” subjetivamente (sedução) a
compra para que a máquina do lucro não pare.
Discussão dos pontos exposto por
Baumman (Sociedade Líquida e Sólida)
A cultura deve abrir espaço para
satisfação das pessoas (prazer). O ideal de prazer corporal ou das sensações
está atrelado a sua cultura. Consequentemente a felicidade gira em torno dessa
mesma perspectiva. Por isso o ponto central é que o ideal de prazer está ligado
ao consumo, em que demanda objetos descartáveis.
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