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sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Semiologia Psiquiatrica


As características do entrevistador vão interferir nos fenômenos observados. Assim como as variáveis do paciente interferem na obtenção de dados. A interação entre o entrevistador e paciente, construirá vínculos e relações humanas, que podem ser observadas. Variáveis do ambiente onde o exame é conduzido, também interferem nos resultados. A avaliação psiquiátrica ocorre antes do início da entrevista, com observação do paciente (externo). Entrevista aberta não segue um roteiro rígido e pré-determinado, permite ao entrevistado que fale livremente, e que conduza o curso da entrevista. Essa entrevista permite acesso mais fácil ao inconsciente. As limitações é a pequena possibilidade concordância entre diferentes entrevistadores, formulação de diagnósticos consistentes e com tempo imprevisível. Entrevistas estruturadas obtêm as informações numa seqüência de perguntas, com resultados pré-determinados. Esse tipo de entrevista aumenta a confiabilidade do diagnóstico, e facilita a concordância entre profissionais. Entrevistas semi-estruturadas têm um nível de estruturação, mas que depende da entrevista, ou seja, permite certa flexibilidade. As entrevistas psiquiátricas habituais não são padronizadas, mas podem ser consideradas do tipo semi-estruturada.


História Clinica Psiquiátrica ou Anamnse Psiquiátrica tem o objetivo de fornecer formulação diagnóstica, com descrição dos sintomas ou predisposição.
1-    Identificação à Dados pessoais
2-     Queima principal à Origem e motivo do encaminhamento
3-    História da Moléstia Atual à Avaliar como a doença começou, evoluiu, gravidade e impacto. É importante considerar a descrição dos sintomas, freqüência, duração e flutuações.
4-    Antecedentes à História médica e psiquiátrica, ou seja, descrever cronologicamente doenças, cirurgias e internações hospitalares. Observar o estado atual de saúde, como uso de medicamento, substancia psicoativas.
5-    Antecedentes à História pessoal
a)    História pré-natal/nascimento à informações da gestão, parto, nascimento
b)    Infância e desenvolvimento à descrever condições de saúde, comportamento, hábitos, medo, relacionamentos, vida escolar.
c)    Adolescência à informação sobre interesses, aquisições, profissional, sexualidade, isolamento, depressão
d)    Idade Adulta à descrever sobre trabalho, família, cônjuge, sexualidade, relacionamentos, área financeira.
6-    Antecedentes àHistória Familiar, ou seja, colher informações sobre pais, irmão, tios, avós, sobre idade, sexo, nível educacional, profissão, personalidade, problemas de saúde física e mental. Observar história de adoção, suicídio e violação da lei.
7-    Personalidade pré-mórbida à descrever aspectos das preocupações excessivas, com limpeza, pontualidade, estado de humor, capacidade expressar sentimento, nível de desconfiança, competitividade, capacidade para executar planos.
8-    Exame Físico à Verificar condições orgânicas

Exame do estado mental é uma avaliação do funcionamento mental do paciente.
1-    Apresentação geral à descrição da impressão geral do paciente, como aparência física, atitude, conduta frente ao entrevistador.
a)    Aparência à descrição da imagem do paciente, se enquadra no seu perfil
b)    Psicomotricidade à envolve atividade motora, como velocidade, intensidade, gesticulação e outros. É possível perceber catatonia, flexibilidade cérea, negativismo, estupor, catalepsia.
c)    Situação da entrevista à descreve o ambiente
2-    Linguagem e Pensamento à O acesso indireto ao pensamento do paciente, é pelo discurso na entrevista
a)    Características da fala à observar espontaneidade, volume, tom de voz, defeito na verbalização
b)    Progressão de fala à quantidade e velocidade da verbalização
c)    Forma do pensamento à observar a organização do pensamento, sua continuidade e eficácia. Observar o conteúdo do pensamento, fuga de idéias, pensamento incoerente, bloqueio do pensamento e neologismos.
d)    Conteúdo do pensamento à descrever conceitos emitidos pelo paciente na entrevista, como temas peculiares (ansiosos, depressivos, fóbicos, obsessivos) e a logicidade do pensamento (pensamento ilógico, como delírios, idéias supervalorizadas).
e)    Capacidade de abstração à capacidade de formular conceitos e generalizações (pensamento concreto).
3-    Senso-percepção à avaliar as sensações e percepções do paciente, quando estimulado por órgãos do sentido.
a)    Despersonalização à sensação de estranheza com seu corpo
b)    Desrealização à sensação de estranho e irreal, com mundo
c)    Ilusão à interpretação perceptual alterada
d)    Alucinações à percepção sensorial na ausência de estimulação externa do órgão sensorial (auditiva, visual, táteis, olfatórias, gustativas).
4-    Afetividade e Humor à avaliação do afeto inclui a expressividade, controle, manifestação de sentimentos.
a)    Tonalidade emocional à presença de manifestação de sentimentos (ansiedade, tristeza, depressão, apatia, raiva, euforia).
b)    Modulação à controle sobre os afetos
c)    Associação pensamento/afeto
5-    Atenção e Concentração à capacidade de focalizar atenção em uma atividade, frente aos estímulos externos ou internos.
6-    Memória à avaliada na verificação de como o paciente se recorda de situações da vida pregressa.
a)    Memória remota: recordar-se de eventos passados
b)    Memória recente: recordar-se de eventos recentes/atuas
c)    Memória Imediata: recorda-ser de eventos que ocorre nos minutos precedentes.
7-    Orientação à avaliação dos aspectos Autopsíquica (conhecimento de si mesmo) e alopsiquico (conhecimento contextual/histórico).
8-    Consciência à registra o nível de consciência do paciente
a)    Sonolência à dormir
b)    Obnubilação da consciência à diminuição do nível de vigília
c)    Estupor à permanece em mutismo e sem movimento
d)    Delirium à alterações cognitivas

9-    Capacidade Intelectual à envolve uma estimativa do nível de desempenho intelectual em função de escolaridade e nível sócio-cultural. 

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