Segundo Vigotski (2007) há necessidade de uma teoria que
fizesse a mediação entre o método materialista histórico e os fenômenos
psíquicos. Para aplicar o marxismo a ciência deve-se ter um método, que é um
sistema com procedimentos a serem aplicados. Sobre a apreensão dos sentidos,
tem como ponto de partida a experiência, correlacionado com seu processo
histórico. O homem é constituído da relação dialética com o social e com a
História.
A mediação permite romper as dicotomias interno-externo,
objetivo-subjetivo, significado-sentido, assim como permite analisar o processo
dialético. Vale ressaltar que a compreensão da gênese social do individual, em
que a singularidade se constrói na universalidade, e a universalidade se
concretiza na singularidade, tendo o particular como mediação.
O indivíduo modifica o social, em que transforma o social em
psicológico. A linguagem é o instrumento no processo de constituição do homem.
Os signos sãos elementos constitutivos do pensamento, para comunicação e meio
de atividade interna. Os signos representam uma forma privilegiada de apreensão
do ser, pensar e agir do sujeito.
Compreender a palavra e o significado é entender o movimento do
pensamento.
Para Vigotski (2001) o significado corresponde: 1- na
semântica: relações que a palavra pode encerrar; 2- na psicologia: generalização
(conceito). Os significados são
produções histórica e sociais, em que permite a comunicação e socialização das
experiências. O sentido é muito mais amplo que o significado, a medida que
articula com eventos psicológicos. Por isso o sentido deve ser entendido como
um ato do homem mediado socialmente.
As entrevistas são instrumentos utilizado para permiti o
acesso aos processos psíquicos (sentidos e significados). Para tanto, deve-se ter no horizonte
entrevistas consistentes, amplas para evitar inferências. Deve ser recorrente,
a fim de aprofundar colocações e reflexões. É recomendado que as entrevistas
tenham um plano de observação, para captar indicadores não verbais.
Primeiro é necessário partir das palavras inseridas no
contexto que lhes atribui significado. As leituras “flutuantes” permite
destacar e organizar os Pré-indicadores para construção de núcleos futuros. Os
temas com maior frequência, importância são enfatizados nas falas. Um critério
básico para filtrar esses Pré-indicadores é verificar sua importância para a
compreensão do objetivo da investigação.
Em segundo um processo de aglutinação dos Pré-indicadores, é
feito pela similaridade, complementaridade, ou contraposição. A partir dos Pré-indicadores
identificados é possível avançar para os indicadores. Em seguida é feito a
seleção daquilo que se aproxima dos indicadores (nuclearização). O núcleo é
composto por diferenças e igualdades, que se complementam ou divergem. A
sugestão para nomeação dos núcleos é extrair da fala dos participantes uma
frase curta que reflita a articulação
A análise se inicia por processo intra-núcleo para uma
articulação inter-núcleos. São formas que revela semelhança e/ou contradições
do sujeito.
Fonte:
W. M. J AGUIAR; S. OZELLA. Núcleos de significação como instrumento para a apreensão da constituição dos sentidos. Psicologia Ciência e Profissão, v. 26, n.2, 2006. p. 222-245.
0 comentários:
Postar um comentário