Na
revisão de leitura, encontrou-se estudos sobre o efeito do feedback no processo
médico de aprendizagem, nesta perspectiva, o feedback se baseia em passagem
(oral ou escrita) de informação, por parte do professor para o aluno, sobre seu
comportamento e uma discussão sobre o que foi passado, além de sugestões para um novo comportamento. A
importância do feedback, vai além da aprendizagem uma vez que contribui para
uma auto-avaliação, além de contribuir com a motivação de quem é analisado, e
encaminha para comportamentos que serão mais bem vistos. No artigo usado como
base, o objetivo dos autores era de chamar a atenção de educadores médicos para
a eficácia do uso do feedback, que, além de ser dado de professor para aluno,
pode ser de aluno para aluno, como forma de contribuição para ambos.
Para que
seja eficaz, segundo as autoras, o feedback deve seguir pelo menos 5 tópicos, primeiramente,
tem que ser Assertivo, ou seja, a comunicação entre quem dá o feedback e quem
recebe, tem que ser clara e objetiva. Um segundo passo, é o Respeito, tendo de
ser oferecido pelas duas partes. Outra característica é que deve ser Descritivo,
as autoras se referem a um não julgamento de um comportamento, e sim sua
descrição. A quarta etapa seria a Oportunidade, momento e local próprio, e por
fim, ser Específico, indicando de forma clara ações que não devem ser mudadas,
e ações que devem. O procedimento do feedback tem enorme eficácia no processo
de educação médica, uma vez que contribui no desenvolvimento do profissional. O
exemplo dado no decorrer do artigo é de que, é solicitado a um aluno A, que
analise o vídeo de uma consulta feito por outro, aluno B, e era passado a este,
um feedback por escrito, feito pelo observador, como forma de reforço, contendo
informações sobre o que deve ser mudado e o que não deve. Em seguida, era
solicitado uma auto-avaliação do aluno A, que seria, em outro instante,
comparada com o feedback feito por um terceiro aluno, e por um tutor, os quais
o avaliaria da mesma forma (vídeo). Tal procedimento teria o acompanhamento de
um docente. A atividade serviria de base para analisar a o feedback feito, além
de comentários e correções de comportamentos. O exemplo citado, seria de
eficácia para os alunos, pois exercita a capacidade de observar, ouvir e de se
expressar bem. Segundo o artigo, oferecer e receber feedback teria sua
importância na educação médica, pois faz com que o profissional tenha uma melhor
capacidade reflexiva, conclusiva assim como raciocínios e decisões. Outra
característica que contribui com a eficácia desse procedimento, é a
imediaticidade do reforço. Faz-se relação deste estudo com o nosso experimento,
pois os dois tratam da eficácia do feedback sobre um dado comportamento.
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