rss email twitter facebook google pinterest

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Dicas para estruturar os slides


- Preparar os slides conforme a seguinte estrutura (e de acordo com as normas da ABNT):
a) Apresentação de projetos de pesquisa:
Dados de identificação do trabalho (Capa): prepare um slide com o nome da sua instituição, o título do trabalho, o seu nome e o do orientador. Registre se o seu trabalho integra algum programa de iniciação científica (PIC, PIBIC), e se é financiado por alguma agência de fomento (CAPES, CNPq, Fundação Araucária) (1 slide);
Introdução: demarca o referencial teórico, situa o assunto da pesquisa, bem como delimita o problema de pesquisa. No caso de projetos, a apresentação da problemática da pesquisa é um dos pontos mais importante (2 – slides);
Justificativa: descreve a relevância teórica e/ou social do trabalho (1 slide);
Objetivos: apresentam as intenções da pesquisa. Por conta do tempo, basta apresentar o objetivo geral, pois a metodologia usualmente é pautada nos objetivos específicos (1 slide);
Metodologia: descreve como a pesquisa será realizada. Como no caso de projetos, a pesquisa ainda não foi executada, discussões metodológicas são importantes para traçar os rumos da pesquisa (2 slides);
Referências: indica a literatura empregada para elaborar o projeto. Como esse tópico não é explicado na apresentação, basta projetá-lo para eventuais esclarecimentos quanto ao aporte teórico de seu trabalho (1 slide).
b) Apresentação de pesquisa concluída ou em andamento:

UMA ÚLTIMA DICA PRECIOSA:

- SEMPRE ENSAIE! Você perceberá que quanto mais ensaiada estiver sua apresentação, menos nervoso você ficará. Simule um contexto bem próximo ao da apresentação. Convide amigos para assistir, ou, se achar suficiente, fale para você mesmo em voz alta. Sempre registre o tempo. É nesse momento que você terá condições de avaliar a pertinência das informações selecionadas, bem como a distribuição delas nos slides. Preferencialmente ensaie com uma folga de um minuto a menos do tempo estipulado para evitar possíveis percalços no momento da apresentação. Você também pode escrever um texto sobre o que vai dizer no momento da apresentação. Leia-o pausadamente, como se estivesse falando para uma audiência, e registre a duração. Essa é outra forma de estimar o tempo gasto com a exposição do conteúdo do trabalho. O ensaio dará a você confiança, domínio do conteúdo, e dificultará que você divague e emita cacoetes linguísticos.


Fonte: LAURENTI, C; LOPES, C. E. Dicas para apresentação e apreciação de trabalho oral em eventos científicos. Maringá, 2013. 

Pagina Anterior Proxima Pagina Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário