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quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Malhação do gênero


Trata-se de um estudo que visa a integração entre a Psicologia do Desenvolvimento e a Psicologia do Gênero, compreendendo o sistema de sexo-gênero.  A história da comunicação de massa está relacionada com o consumismo do século XIX, abordado pela criação de tecnologias inovadoras. A história do rádio é singular, sendo a radionovela um dos seus produtos, o qual foi adotado a lógica comercial de obter patrocinadores que alcance o perfil e público-alvo, as mulheres. O modelo do rádio foi levado para televisão, com meio de especificidade para determinado grupo ou classe.


Segundo Bourdieu (1997) há mecanismos invisíveis que exercem censuras e agem como instrumento de manutenção da ordem simbólica. Na história da telenovela ocorre a manutenção do estilo melodramático das produções seguindo os temas clássicos como o amor e a luta maniqueísta entre vilões e mocinhos, sendo que a partir de 1970, acontece o “abrasileiramento” da telenovela, como temas e linguagens. A Malhação é a primeira telenovela diária destinada aos adolescentes, mas sem um “fim” programado. No formato inicial era formado por adolescentes como protagonista no cotidiano de um cenário carioca, de uma academia de esportes, mas que depois foi substituído por uma escola. A forma metodológica utilizada foi o de grupo focal, como aponta Vion (2000) como proposta de ultrapassar a linguística descritiva, para encontrar a linguagem na construção dos valores culturais. A análise dos atos da fala é fundamentada na: a) informação; b) avaliação; c) interação; d) acional; e) contratual. O estudo foi realizado com 8 grupos focais formado por 3 participantes masculino e 3 feminino, sendo estudantes da 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e das 1ª e 3ª séries do Ensino Médio, com idade entre 12 e 18 anos, o qual os participantes eram de uma escola da rede particular ou municipal. Cada grupo focal assistiu uma cena de “Malhação”, gravada em vídeo entre Outubro a Novembro de 2001, o qual a cena apresentada centrava na interação entre um personagem masculino e feminino sobre questões morais. Após a apresentação da cena é questionado sobre a opinião dos participantes e em seguida feito o registro da transcrição de cada grupo. Nos grupos focais é possível perceber uma relativa dominação feminina durante as interlocuções. As baixas frequências manifestações masculinas se acentua no grupo focal da escola publica de participantes da 8ª série. A análise dos atos da fala apontou que os grupos focais, direcionaram para o campo da avaliação e de interação. Na rede publica e particular, na 6ª série foi notado a categoria de avaliar, já na 8ª foi possível perceber a avaliação, interação e informação dos participantes. Na 1ª série do Ensino Médio da rede publica foi possível notar pouca participação masculina, já na rede privada em alguns momentos ouve uma polarização entre homens e mulheres, sendo percebidas as esferas de interação, avaliação, informação e acional. No grupo focal da 3ª do Ensino médio da rede publica não se manteve a polarização das falas



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