O
texto não se trata da produção do conhecimento, em que é uma das funções do
professor. Em nível superior o ensino é
indissociável da pesquisa, ou seja, o professor produz também conhecimento.
Entretanto na realidade, está realidade para ser da função do docente/professor
que trabalha com o conhecimento e da função de pesquisador, que produz novos
conhecimentos.
Relacionar função docente com a tarefa da produção de
conhecimentos (questão muito difundida). Entretanto não será que o ensino está
sendo considerada, como produção de conhecimento, apenas por causa do nome
diferente? Todavia outro problema que se
encontra no caminho, é que a palavra produção, pode ser chamada também de construtivismo,
ou seja, construção do conhecimento.
O problema da produção de conhecimento no aluno é uma das
formas que precisa ser investigada. A produção de conhecimento no aluno, ou
seja, o aluno não conhecia e passa a conhecer. Qual o papel do professor no
processo do conhecimento no aluno?
Qual a função do professor no processo de aquisição de
conhecimento? Para tal problema é necessário investigar que conhecimentos o
professor necessita dominar. Ou seja, o
professor deve dominar os conhecimentos que correspondem aos conteúdos
curriculares existentes nas escolas. Por isso para que o professor possa da uma
contribuição é importante que o conhecimento que será produzido no aluno, já
tenho sido no professor. Ou seja, domínio de conhecimentos específicos (ou
disciplinar).
Alem dos conhecimentos específicos, é necessário que o
professor tenha domínio dos processos, pelos quais se produz conhecimento, em
outras palavras seria o conhecimento didático-curricular (conhecimento sobre
como é o processo do conhecimento). Organização dos conhecimentos específicos
em função do processo de ensino-aprendizagem.
As duas modalidades de conhecimento, são definidas por
dois grandes modelos de formação de professores (modelo dos conteúdos
culturais-cognitivos e modelo pedagógico-didático).
1º Modelo (tradicional) – domínio dos conhecimentos
específicos, ou seja, bom professor é aquele que domina os conhecimentos que
lhe cabe transmitirem, e consequentemente a didática é secundária. Ou seja, um
bom professor na área especial, com a prática do ensino, sabe lidar com o
conhecimento com os alunos (Pedagogia Tradicional).
2º Modelo – O essencial na formação do educador não os
conteúdos, mas o domínio dos processos pedagógicos, na relação professor-aluno
(Escola Nova).
Nos cursos de licenciatura é proposto a combinação, entre
os dois modelos (conteúdos especificos e a didatica). Todavia, nessa estrutura
é concluído que ambos modelos estão justapostos. Ou seja, são elementos
indissociáveis, que a estrutura universitária os dissocia.
3º Modelo – “Saber pedagógico” – relativo aos
conhecimentos produzidos nas ciências da educação, sintetizados nas teorias
educacionais, visando articular com os fundamentos da educação, com trabalho
educativo. Importante? A) Base para construção educativa da identidade do
professor-educador (Professional distinto). B) Manifesta um caráter sobre o
processo do conhecimento, mesmo que ocorra mudança no contexto histórico.
Na Pedagogia Tradicional, o principal agente no processo
de produção do conhecimento do aluno seria o professor.
4º Modelo – Compreensão das condições sócio-históricas
que determinam a tarefa educativa, ou seja, os alunos deve estar preparados
para se integrar a vida da sociedade. Por isso, a formação do professor vai
envolver a compreensão do contexto com base que desenvolve o trabalho
educativo.
5º Modelo – “saber atitudinal” – compreende o domínio dos
comportamentos e vivencia ao trabalho educativo, ou seja, atribui ao professor
as atitudes, Competencias que se prendem a identidade do professor, que são
objeto de formação.
Duas formas básicas de produção de conhecimento, que é
pela experiência da vida (Sofia) e pelos processos sistemáticos de construção
de conhecimento (Episteme). Os 5 modelos
são pautados nas formas Sofia e Episteme, por isso o processo de produção do
conhecimento ocorre por eles. O ponto de partida é o Sofia, e o ponto de
chegada é a Episteme. Portanto a ação do processo envolve a identificação das
diferentes modalidades de saber, como o modo que são construídas, e lever em
conta a distinção-articulação entre Sofia e Episteme.
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