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sexta-feira, 3 de outubro de 2014

A função do docente e a produção do conhecimento


O texto não se trata da produção do conhecimento, em que é uma das funções do professor.  Em nível superior o ensino é indissociável da pesquisa, ou seja, o professor produz também conhecimento. Entretanto na realidade, está realidade para ser da função do docente/professor que trabalha com o conhecimento e da função de pesquisador, que produz novos conhecimentos.

Relacionar função docente com a tarefa da produção de conhecimentos (questão muito difundida). Entretanto não será que o ensino está sendo considerada, como produção de conhecimento, apenas por causa do nome diferente?  Todavia outro problema que se encontra no caminho, é que a palavra produção, pode ser chamada também de construtivismo, ou seja, construção do conhecimento.
O problema da produção de conhecimento no aluno é uma das formas que precisa ser investigada. A produção de conhecimento no aluno, ou seja, o aluno não conhecia e passa a conhecer. Qual o papel do professor no processo do conhecimento no aluno?
Qual a função do professor no processo de aquisição de conhecimento? Para tal problema é necessário investigar que conhecimentos o professor necessita dominar.  Ou seja, o professor deve dominar os conhecimentos que correspondem aos conteúdos curriculares existentes nas escolas. Por isso para que o professor possa da uma contribuição é importante que o conhecimento que será produzido no aluno, já tenho sido no professor. Ou seja, domínio de conhecimentos específicos (ou disciplinar).
Alem dos conhecimentos específicos, é necessário que o professor tenha domínio dos processos, pelos quais se produz conhecimento, em outras palavras seria o conhecimento didático-curricular (conhecimento sobre como é o processo do conhecimento). Organização dos conhecimentos específicos em função do processo de ensino-aprendizagem.
As duas modalidades de conhecimento, são definidas por dois grandes modelos de formação de professores (modelo dos conteúdos culturais-cognitivos e modelo pedagógico-didático).
1º Modelo (tradicional) – domínio dos conhecimentos específicos, ou seja, bom professor é aquele que domina os conhecimentos que lhe cabe transmitirem, e consequentemente a didática é secundária. Ou seja, um bom professor na área especial, com a prática do ensino, sabe lidar com o conhecimento com os alunos (Pedagogia Tradicional).
2º Modelo – O essencial na formação do educador não os conteúdos, mas o domínio dos processos pedagógicos, na relação professor-aluno (Escola Nova).
Nos cursos de licenciatura é proposto a combinação, entre os dois modelos (conteúdos especificos e a didatica). Todavia, nessa estrutura é concluído que ambos modelos estão justapostos. Ou seja, são elementos indissociáveis, que a estrutura universitária os dissocia.
3º Modelo – “Saber pedagógico” – relativo aos conhecimentos produzidos nas ciências da educação, sintetizados nas teorias educacionais, visando articular com os fundamentos da educação, com trabalho educativo. Importante? A) Base para construção educativa da identidade do professor-educador (Professional distinto). B) Manifesta um caráter sobre o processo do conhecimento, mesmo que ocorra mudança no contexto histórico.
Na Pedagogia Tradicional, o principal agente no processo de produção do conhecimento do aluno seria o professor.
4º Modelo – Compreensão das condições sócio-históricas que determinam a tarefa educativa, ou seja, os alunos deve estar preparados para se integrar a vida da sociedade. Por isso, a formação do professor vai envolver a compreensão do contexto com base que desenvolve o trabalho educativo.
5º Modelo – “saber atitudinal” – compreende o domínio dos comportamentos e vivencia ao trabalho educativo, ou seja, atribui ao professor as atitudes, Competencias que se prendem a identidade do professor, que são objeto de formação.


Duas formas básicas de produção de conhecimento, que é pela experiência da vida (Sofia) e pelos processos sistemáticos de construção de conhecimento (Episteme).  Os 5 modelos são pautados nas formas Sofia e Episteme, por isso o processo de produção do conhecimento ocorre por eles. O ponto de partida é o Sofia, e o ponto de chegada é a Episteme. Portanto a ação do processo envolve a identificação das diferentes modalidades de saber, como o modo que são construídas, e lever em conta a distinção-articulação entre Sofia e Episteme. 

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