As teorias sobre o
desenvolvimento e aprendizagem da criança se organizam em três categorias:
1ª Soluções propostas –
Independência do processo de desenvolvimento e do processo de aprendizagem. A
aprendizagem é um processo exterior, paralelo a desenvolvimento da criança, que
não é ativo e não modifica em absoluto (aprendizagem utiliza os resultados do
desenvolvimento). Exemplo de teoria é a concepção de Piaget, que estuda o
desenvolvimento do pensamento da criança de forma independente do processo de
aprendizagem. Para Piaget é uma questão de método e não técnicas. O método
consiste em atribuir tarefas que excluem toda possibilidade da criança ser
capaz de dar respostas exatas. A finalidade de perguntas tão inacessíveis é
obrigar o espírito da criança a trabalhar sobre problemas novos e inacessíveis.
A teoria implica completa independência do processo de desenvolvimento e de
aprendizagem, ou seja, separação de ambos os processos. O desenvolvimento deve
atingir uma determinada etapa, e em seguida maturação de determinadas funções,
antes de a escola fazer adquirir na criança. O curso do desenvolvimento precede
a aprendizagem.
2ª Soluções propostas – A
aprendizagem é desenvolvimento (tese oposta a anterior). Essa teoria apresenta
a aprendizagem com um valor (desenvolvimento). O desenvolvimento, conforme
James é apresentado, como uma acumulação de reações. À medida que o principio
que baseia os processos de aquisição, o desenvolvimento é que orienta toda
atividade do docente. Considera as leis do desenvolvimento como leis naturais,
como as leis da física. A diferença entre as duas teorias propostas, é que
essencialmente sobre as relações temporais entre aprendizagem e
desenvolvimento. Considera que existe um desenvolvimento paralelo dos dois
processos, em que cada etapa da aprendizagem corresponde ao desenvolvimento. O
principio fundamental é a simultaneidade, a sincronização entre os dois
processos.
3ª Soluções propostas –
Tentativa de conciliar extremos das duas primeiras tentativas, fazendo com que
coexistam. O processo de
desenvolvimento, como um processo independente de aprendizagem. (teoria
dualista do desenvolvimento). Exemplo é a teoria de Koffka, em que o
desenvolvimento mental se caracteriza por dois processos conexos, diferentes. A
novidade da teoria consiste na ampliação do papel da aprendizagem no
desenvolvimento da criança. Por outro lado, tal teoria gera o problema da
disciplina formal.
A tarefa do docente consiste
em desenvolver não uma única capacidade de pensar, mas muitas capacidades
particulares de pensar em campos diferentes, ou seja, desenvolver diferentes
faculdades de concentrar a atenção sobre diferentes matérias. Teorias baseadas
na Psicologia Estrutural, afirma que o processo de aprendizagem nunca pode
atuar apenar para formar hábitos, ou seja, a influencia nunca é especifica.
Koffka destaca que aprendizagem é desenvolvimento, mas desconsidera a
aprendizagem como processo de aquisição de capacidades, e deixa de lado que
aprendizagem e desenvolvimento sejam processos idênticos.
Nova proposta, em que a
aprendizagem da criança começa antes da aprendizagem escolar, ou seja, essa
nunca parte do zero. O processo de aprendizagem se produz antes que a criança
entre na escola, por isso difere das noções do ensino escolar.
Ponto de partida que existe
relação entre determinado nível de desenvolvimento e capacidade de
aprendizagem. O nível da relação aprendizagem e desenvolvimento se correspondem
ao primeiro nível do desenvolvimento efetivo da criança, que seria
desenvolvimento das funções psico-intelectuais da criança. A criança pode
imitar grande numero de ações (ou ilimitado). Com o auxilio da imitação na
atividade coletiva guiada pelos adultos, a criança, pode alcançar seu desenvolvimento
potencial.
O papel da aprendizagem como
fonte de desenvolvimento (zona de desenvolvimento potencial) pode ilustrar
comparando os processos de aprendizagem da criança e do adulto. O processo de
aprender origina uma mudança radical das características gerais, assim também
acontecem com o aprender a falar.
Portanto a aprendizagem
escolar orienta e estimula processos internos de desenvolvimento. A tarefa real
de uma análise do processo educativo consiste em descobrir o aparecimento (e
não) destas linhas internas de desenvolvimento. Por isso o processo de
desenvolvimento não coincide com da aprendizagem, mas o processo de
desenvolvimento segue o da aprendizagem, que cria o desenvolvimento potencial.
0 comentários:
Postar um comentário