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sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Aprendizagem e Desenvolvimento Intelectual

As teorias sobre o desenvolvimento e aprendizagem da criança se organizam em três categorias:
1ª Soluções propostas – Independência do processo de desenvolvimento e do processo de aprendizagem. A aprendizagem é um processo exterior, paralelo a desenvolvimento da criança, que não é ativo e não modifica em absoluto (aprendizagem utiliza os resultados do desenvolvimento). Exemplo de teoria é a concepção de Piaget, que estuda o desenvolvimento do pensamento da criança de forma independente do processo de aprendizagem. Para Piaget é uma questão de método e não técnicas. O método consiste em atribuir tarefas que excluem toda possibilidade da criança ser capaz de dar respostas exatas. A finalidade de perguntas tão inacessíveis é obrigar o espírito da criança a trabalhar sobre problemas novos e inacessíveis. A teoria implica completa independência do processo de desenvolvimento e de aprendizagem, ou seja, separação de ambos os processos. O desenvolvimento deve atingir uma determinada etapa, e em seguida maturação de determinadas funções, antes de a escola fazer adquirir na criança. O curso do desenvolvimento precede a aprendizagem.

2ª Soluções propostas – A aprendizagem é desenvolvimento (tese oposta a anterior). Essa teoria apresenta a aprendizagem com um valor (desenvolvimento). O desenvolvimento, conforme James é apresentado, como uma acumulação de reações. À medida que o principio que baseia os processos de aquisição, o desenvolvimento é que orienta toda atividade do docente. Considera as leis do desenvolvimento como leis naturais, como as leis da física. A diferença entre as duas teorias propostas, é que essencialmente sobre as relações temporais entre aprendizagem e desenvolvimento. Considera que existe um desenvolvimento paralelo dos dois processos, em que cada etapa da aprendizagem corresponde ao desenvolvimento. O principio fundamental é a simultaneidade, a sincronização entre os dois processos.
3ª Soluções propostas – Tentativa de conciliar extremos das duas primeiras tentativas, fazendo com que coexistam.  O processo de desenvolvimento, como um processo independente de aprendizagem. (teoria dualista do desenvolvimento). Exemplo é a teoria de Koffka, em que o desenvolvimento mental se caracteriza por dois processos conexos, diferentes. A novidade da teoria consiste na ampliação do papel da aprendizagem no desenvolvimento da criança. Por outro lado, tal teoria gera o problema da disciplina formal.
A tarefa do docente consiste em desenvolver não uma única capacidade de pensar, mas muitas capacidades particulares de pensar em campos diferentes, ou seja, desenvolver diferentes faculdades de concentrar a atenção sobre diferentes matérias. Teorias baseadas na Psicologia Estrutural, afirma que o processo de aprendizagem nunca pode atuar apenar para formar hábitos, ou seja, a influencia nunca é especifica. Koffka destaca que aprendizagem é desenvolvimento, mas desconsidera a aprendizagem como processo de aquisição de capacidades, e deixa de lado que aprendizagem e desenvolvimento sejam processos idênticos.
Nova proposta, em que a aprendizagem da criança começa antes da aprendizagem escolar, ou seja, essa nunca parte do zero. O processo de aprendizagem se produz antes que a criança entre na escola, por isso difere das noções do ensino escolar.
Ponto de partida que existe relação entre determinado nível de desenvolvimento e capacidade de aprendizagem. O nível da relação aprendizagem e desenvolvimento se correspondem ao primeiro nível do desenvolvimento efetivo da criança, que seria desenvolvimento das funções psico-intelectuais da criança. A criança pode imitar grande numero de ações (ou ilimitado). Com o auxilio da imitação na atividade coletiva guiada pelos adultos, a criança, pode alcançar seu desenvolvimento potencial.
O papel da aprendizagem como fonte de desenvolvimento (zona de desenvolvimento potencial) pode ilustrar comparando os processos de aprendizagem da criança e do adulto. O processo de aprender origina uma mudança radical das características gerais, assim também acontecem com o aprender a falar.
Portanto a aprendizagem escolar orienta e estimula processos internos de desenvolvimento. A tarefa real de uma análise do processo educativo consiste em descobrir o aparecimento (e não) destas linhas internas de desenvolvimento. Por isso o processo de desenvolvimento não coincide com da aprendizagem, mas o processo de desenvolvimento segue o da aprendizagem, que cria o desenvolvimento potencial.


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