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sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Avaliação de desempenho humano - Chiavenato


Avaliação de:
1-    Resultados à resultados finais e concretos que pretende alcançar
2-    Desempenho à comportamento que se pretende por em prática
3-    Competências à competências individuas que as pessoas oferecem ou agregam a organização
4-    Fatores críticos de sucesso à aspectos fundamentais para que a organização seja bem-sucedida no seu desempenho
Definição de Avaliação de Desempenho à processo que mede sistematicamente do desempenho de cada funcionário, para alcançar os objetivos administrativos, e melhorar as competências individuais. Ótimo meio para localizar problemas da organização.
O desempenho humano varia de pessoa para pessoa, assim como de situação para situação, por isso o esforço individual depende também das competências de cada pessoa.
Avaliação do desempenho pode focar o cargo ocupado pela pessoa ou as competências que está oferece a organização.
 O motivo de avaliar o desempenho é para que possa dar informações a organização, de como as pessoas desempenha suas tarefas, para alcançar suas potencialidades. A avaliação proporciona justificar aumentos salariais, promoções. Avaliação proporciona conhecimento a respeito de como as pessoas com quem o colaborador interage percebem seu desempenho. A avaliação permite que cada colaborador saiba seus pontos fortes e frágeis. A avaliação permite melhorar relacionamentos pessoais. A avaliação proporciona ao colaborador conheça o que as pessoas pensam a seu respeito. A avaliação proporciona meios para conhecer o desenvolvimento potencial de desenvolvimento de seus colaboradores.
A avaliação de desempenho demonstra ao colaborador o que as pessoas pensam a seu respeito e trabalho, assim como contribui a organização e ao cliente. O ideal seria um sistema simples de avaliação que proporcionasse toda retroação da pessoa, sem necessidade de intermediários ou terceiros.
- Auto-avaliação do desempenho à O ideal é que cada pessoa avaliasse seu próprio desempenho, com base em referencias e critérios.
- Quem avalia?
a) O gerente à A responsabilidade fica ao gerente de avaliar seus subordinados, com assessoria (staff) da área de RH.
b) O individuo e o gerente à Envolvimento do subordinado e o gerente, funciona como elemento de guia e orientação, para obtenção de resultados
c) A equipe de trabalho à A equipe de trabalho avalia seu desempenho como um todo e de cada um de seus membros, e providenciam mudanças para melhoria.
d) Avaliação de 360º à Avaliação feita de modo circular, porque integra todos os elementos. Essa avaliação é rica, porque produz diferentes informações vinda de todos os lados e sentidos.
e) A avaliação para cima à A equipe avalia o gerente, e proporciona meios e recursos para alcançar seus objetivos. Essa avaliação promove negociações, liderança e comunicação.
f) A comissão de avaliação do desempenho à Comissão criada especificamente para essa finalidade, sendo constituída por pessoas interessadas ou não, mas que compõem membros da organização.
g) O órgão de RH à RH assume totalmente a responsabilidade pela avaliação do desempenho das pessoas da organização.
MÉTODOS TRADICIONAIS DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO
1-    Escalas gráficas à tabela dupla (linhas – fatores de avaliação x colunas – graus de avaliação). Quanto melhor a descrição, maior a precisão. Positivo: Facilidade de construção, comparação e visualização. Negativo: Superficialidade, subjetividade, sem participação do funcionário.
2-    Escolha forçada à avaliar as pessoas por blocos de frases descritivas que focalizam determinados aspectos do comportamento. Positivo: Evite generalização, influencia pessoal. Negativo: Complexidade no planejamento, técnica pouco conclusiva.
3-    Pesquisa de campo à Método completo, que se baseia no principio da responsabilidade de linha e da função de staff no processo de avaliação do desempenho. Requer entrevista entre um especialista com gerentes, e funcionários. Etapas: Entrevista de avaliação inicial, entrevista de análise complementar, planejamento das providencias e acompanhamento posterior dos resultados. Positivo: Permite planejamento para o futuro, enfatiza melhoria do desempenho. Negativo: Custo operacional elevado, processo lento e demorado.
4-    Método dos incidentes críticos à Características extremas (incidentes críticos) que representam desempenhos positivos (sucesso) ou negativos (fracasso). Positivo: Enfatiza aspectos extremos, método de fácil montagem. Negativo: Não se preocupa com o padrão/normal.
5-    Listas de verificação à baseiam-se numa relação de fatores a serem considerados a respeito de cada funcionário, em outras palavras é uma simplificação das escalas gráficas.
- CRITICAS aos Métodos Tradicionais de Avaliação de Desempenho à Apresenta características ultrapassadas, negativas, burocráticas, repetitivas, e tratam as pessoas como homogêneas e padronizadas.
MÉTODOS MODERNOS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
1-    Avaliação participativa por objetivos (APPO) à participação ativa dos colaboradores e o gerente. Formulação de objetivos consensuais, em que declara resultado que deseja alcançar. E visa comprometimento pessoal quanto ao alcance dos objetivos.
2-    Indicadores à São sistemáticos e decorrem do planejamento estratégico, com efeito em cascata. Os indicadores são financeiros (fluxo de caixa); ligados ao cliente (satisfação); internos (processo); inovação (novos processos/produtos). A avaliação parte do desempenho global, departamental, grupal e individual. Avaliação como forma de retroação as pessoas, como forma pontuar sobre as competências pessoais; tecnológica (técnicas); metodológica (empreendorismo); social.
3-    Avaliação de desempenho na Chevron à Estabelece como meta melhoras o desempenho dos empregados e a satisfação da comunicação entre supervisor e empregado. Negociação com o gerente sobre alocação de recursos. Desempenho dos comportamentos avaliados. Monitoração dos resultados e retroação intensiva.

4-    Avaliação 360º à Envolve o contexto geral de cada pessoa. Trata-se de uma avaliação circular. Positivo: sistemas mais compreensivo e qualidade de informação. Negativo: a retroação pode intimidar, e pode envolver avaliações conflitivas. 

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