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sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Avaliação de Performance e Competencias - França


- A avaliação de resultados da gestão de pessoas é o julgamento dos objetivos da gestão se foram alcançados, e se foram suficiente.
- Gestão de pessoas é uma forma de implementação de respostas estratégicas para as pressões nas organizações.
- Gestão de pessoas torna-se parceiros do negócio em busca dos objetivos estratégicos.
- Atuação de RH, tem como papel do profissional, maior ênfase na tomada de decisão, do que o desenvolvimento de funções administrativas.
- A avaliação de desempenho tem como meta diagnosticar e analisar o desempenho individual e grupal dos funcionários, visando o crescimento pessoal e profissional.
- Benefícios – Melhorar a qualidade no desempenho
- É por meio da Avaliação de Desempenho, que o RH vai tomar decisões administrativas. É importante ressaltar que a avaliação, consiste em retorno/divulgação das informações/resultados aos funcionários.
- Desempenho pode ser medido em:
a) produção: informações sobre volume de vendas, lucro
b) pessoais: dados do próprio funcionário, como rotatividade, queixas
c) Administração por objetivos: mede se o funcionário atingiu as metas traçadas pelo supervisor num cronograma.
d) Medições subjetivas: perguntas ao comportamento do funcionário, como liderança, iniciativa.
- Resultados de uma boa avaliação: alinhamento dos objetivos individuais e estratégicos; melhoria na comunicação; subsídios para salários; identificação de necessidades de treinamento; melhoria de processos de trabalho.
- Sistema de avaliação
1- Sistemas mais comuns
a)    Avaliação da experiência à descreve características do avaliado, como limitações e potencialidades. A desvantagem é a difícil combinação ou comparação.
b)    Escala Gráfica à sistema gráfico de dupla entrada, apresentado por linha (fatores de avaliação) e colunas (graus de fatores – bom, ruim, ótimo..)
c)    Escolha forçada à reduzir a tendência do avaliador ao apreciar os desempenhos e fixos padrões de comparação. Pressuposto que deve existir na empresa uma curva normal de desempenho, com funcionários ruins, bons e excelentes. Tratamento estatístico, e psicológico.
d)    Revisão da avaliação de atividades à participação de um representante do RH em reunião conjunta com avaliadores de determinada área, para rever os critérios e resultados, e superar pontos de discordância.
e)    Pesquisa de campo à avalia o desempenho dos subordinados, levando causas, origens e motivos do desempenho. Método amplo permite diagnóstico do empregado, possibilidade de planejar o desenvolvimento. Ênfase na função de staff, em assessoras, mais o chefe.
f)     Incidentes críticos à baseia-se que certas característica são capazes de levar a resultados positivos/sucesso ou negativos/fracasso. Trata-se de uma técnica sistemática, que registra fatos positivos e negativos dos subordinados (disposição de dados).
g)    Comparação aos pares à ou comparação Binária, em que compara dois a dois empregado, referente ao desempenho. Recomendado em casos que os avaliadores não possuem condições de usar outros métodos.
h)   Frases descritivas à avaliador assinala frases que caracterizam o subordinado.
i)     Auto-avaliação à método que o empregado faz uma análise sincera de suas próprias características.
j)      Avaliação por Resultados à comparação periódica entre resultados fixados ou esperados para cada funcionário, e os resultados efetivamente alcançados.
k)    Avaliação por Objetivos à não se avalia o desempenho, mas o alcance dos objetivos preestabelecidos. Gestor e Colaborador negociam objetivos específicos, mensuráveis a alcançar durante um período de tempo. Periodicamente o gestor, deve-ser reunir com o colaborador, para discutir o nível de desempenho.
l)     Padrões de desempenho à estabelecidos padrões de desempenho por meio da definição de tarefas e metas que tem por objetivo uma produtividade crescente.
2- Sistemas de graduação
a) Avaliação de potencial à enfatiza o desempenho futuro, ou possibilidades que facilitarão tarefas. Sistema é para embasar normas e diretrizes para recolocação de pessoas e o planejamento de carreira, e possibilita também identificar talentos que eventualmente estejam locados de pouca visibilidade.
b) Avaliação 360º à utilização de retornos, que tenta captar o maior número de canais e direções. Pessoas situadas em diferentes posições emitem feedback, sobre o avaliado.

- Cuidados ao avaliar resultados em gestão de pessoas à Concepção; Estabelecimento dos objetivos; Execução e Avaliação dos resultados. Por exemplo, uma promoção de Natal, avaliar se atingiu os objetivos, e teve boa relação entre custos e benefícios.
- Ferramentas para avaliação dos investimentos em gestão de pessoas à Método de monitoramento das atividades da empresa, por meio de indicadores quantitativos. Premissa de que a contabilidade tradicional é muito limitada e focada no desempenho financeiro. Metodologia proposta por Becker, Huselid e Ulrich, se divide em duas fases, na primeira envolve a compreensão do processo de criação de valor que práticas de gestão de pessoas a agregar valor para a empresa. A segunda fase consiste na projeção de um sistema de mensuração baseado nessa cadeia de valor.
- Indicadores de desempenho da gestão de pessoas à Segundo Fitz-Enz cada organização deve desenvolver e implementar indicadores consistentes com objetivos específicos, como aonde quer chegar, que dados quer gerar, o necessita, e o que visa alcançar/atingir.
- Indicadores do Premio Nacional de Qualidade – PNQ à avaliar e classificar a performance de qualidade das empresas, premiando com melhor desempenho. Fundamento de excelência, que serve como referencial: comprometimento; visão do futuro; responsabilidade social; foco nos resultados e aprendizado.
- Análise do valor de processo à Medição do impacto do capital humano nos processos, ou seja, calcular economias ou ganhos financeiros.
- Técnicas financeiras: o valor presente líquido (VPL) à Probabilidade e média ponderada referente ao futuro financeiro da empresa. Análise do valor presente liquido e a tava interna de retorno (TIR). Principio do VPL é descontar todos fluxos futuros do investimento a uma taxa adequada ao perfil de risco do projeto analisado.





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