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sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Gestão por competencias - Carbone


- Competência humana é expressa em função do desempenho da pessoa no trabalho.
- Competência com duas correntes, uma que é estoque de qualificações que credencia a pessoa a exercer determinado trabalho, e em segundo associa a competência não a um conjunto de qualificações do individuo, mas as realizações da pessoa em determinado contexto.
- Portanto, competência não são apenas habilidades e atitudes, para uma atividade, mas o desempenho expresso num contexto.

- Conhecimento corresponde às informações reconhecidas e integradas na memória. Ex.: Princípios de contabilidade, finanças
- Habilidade está relacionada à aplicação produtiva do conhecimento. Ex. Aptidão para operar computadores
- Atitude refere-se a aspectos sociais e afetivos relacionados ao trabalho. Ex.: Tomada de iniciativa, respeito
- Competências organizacionais é a capacidade da organização que a torna eficaz.
- Resumo: Competências humanas, ou individuais/profissionais são relacionadas ao nível individual, já as Competências Organizacionais são aquelas que se referem a atributos ou capacidades da organização em sua totalidade ou de suas unidades produtivas.
- Competências organizacionais:
a) Básicas à representam atributos necessários para o funcionamento da organização.
b) Essenciais à representam atributos de caráter distintivo, que diferenciam das outras organizações.
- Competências:
a) Emergentes à aquelas cujo grau de importância tende a crescer no futuro.
b) Declinantes à aquelas cujo grau de importância tende a diminuir no futuro.
c) Estáveis à as que permanecem relevantes ao longo do tempo
d) Transitórias à aquelas que se fazem importantes apenas em momentos críticos, e de crises.

GESTÃO POR COMPETENCIAS
- Etapa Inicial a formulação da estratégia da organização (definição de missão, visão de futuro e objetivos estratégicos). Em seguida é feito a definição de indicadores e o diagnóstico das competências essências para organização. Em outra etapa acontece o desenvolvimento de competências internas e captação e integração de competências externas. Posteriormente é feito a formulação dos planos operacionais e definição de indicadores de desempenho e renumeração, e por fim o acompanhamento e avaliação, que seria a ultima etapa, em que funciona o mecanismo de feedback. Na ultima etapa, ocorre à monitoria a execução de planos operacionais e de gestão, visando corrigir desvios.
Mapeamento, ou seja, identificação do gap (lacuna) de competências. Mas também o planejamento de ação de captação e desenvolvimento de competências que permitam organização minimizarem essa lacuna.
Sem ação de captação ou desenvolvimento, o gap tende a crescer. Por isso é fundamental realizar periodicamente o mapeamento e planejar a captação e o desenvolvimento de competências.
A captação é a seleção de competências externas e sua integração ao ambiente organizacional, que pode dar-se no nível individual (recrutamento e seleção), e no nível organizacional.
O desenvolvimento refere-se ao aprimoramento das competências internas disponíveis na organização.  Que ocorre em nível individual, por meio da aprendizagem, e no nível organizacional, por meio de investimento em pesquisa.
O mapeamento tem a finalidade de identificar o gap ou lacuna de competências, ou seja, a discrepância entre competências necessárias ara concretizar a estratégia corporativa e as competências internas existentes na organização. Primeiro é feito uma pesquisa documental, que inclui análise da missão, visão, objetivo institucional e outros documentos da organização. Depois se realiza coleta de dados com pessoas-chave da organização (especialista ou membros da diretoria).
Técnica à Entrevista é uma boa ferramenta para fazer o mapeamento de competências. Seleciona pessoas, com posições estratégias, formulam o roteiro de perguntas, e agendar o dia da entrevista, e coleta os dados. E por fim, é feita a análise e discussão dos resultados das entrevistas, para o mapeamento.
Certificação à processo de avaliação de competências humanas, pelo qual as organizações buscam reconhecer e até que ponto pessoas e equipes possuem certas competências (Avaliação de Desempenho Profissional).
Avaliação de Desempenho Profissional é possível pelos métodos da Avaliação 360º (rede de pessoas que registram e recebem feedback de diferentes fontes de avaliação) ou Balanced Scorecad (modelo gerencial que orienta o desempenho da organização e dos funcionários, não apenas visando resultados econômico-financeiros, como são os modelos tradicionais, mas sim visando o financeiro, clientes, processos internos, e aprendizagem/crescimento. 
Gestão por competência visa gerenciar o gap, eventualmente existente na organização, procurando eliminá-lo ou minimizá-lo. Orientar profissionais, para eliminar discrepâncias entre competências atuais e desejadas. É por meio da estratégia organizacional, que visa transforma a organização.
COMPETENCIAS – Planejamento estratégico organizacional e diagnóstico de competências, em seguida planejamento de pessoas. Na sequencia é realizada a avaliação do desempenho profissional, buscando educação corporativa, identificação e alocação de talento, orientação profissional e carreiras, renumeração e benefícios e comunicação interna.





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